Pagina Inicial História de Ferros
História de Ferros

O MUNICÍPIO DE FERROS 

A cidade de Ferros fica situada às margens do Rio Santo Antônio, dentro de um estreito vale. Fica na Zona Metalúrgica, bem no coração de Minas Gerais, na região sudeste do Brasil.

 

A origem do nome  de nossa cidade provém do fato da exploração que foi feita no Rio Santo Antônio. Grupos exploradores entregaram-se por longo tempo a famosa busca do ouro e diamantes, que diziam ser abundantes em seu cascalho e margens arenosas. Nessa exploração empregavam os mais variados utensílios de ferro que depois de prolongado tempo eram abandonadas às margens do rio. Na medida em que deles precisavam exclamavam: Vamos aos ferros, daí a originalidade do nome de nosso Município: "FERROS".

 

Pela Lei de criação o nome do Município era Sant’Ana dos Ferros. Mas pela Lei n° 843, de 07 de setembro de 1923 o município passou a denominar-se simplesmente Ferros.

 

Foi fundada por Pedro da Silva Chaves, que era português, muito devoto de Sant'Ana, tendo doado a esta Santa, uma porção de terras. Construiu também uma capela, com o seu nome, colocando aí uma imagem de Sant'Ana. Outros exploradores estiveram aqui antes dele, mas, esse que é considerado o fundador. Esses aventureiros aqui chegaram no século XVIII, aproximadamente em 1712. vieram explorar as riquezas de nossa terra, desbravando as nossas matas, fundando o povoado.

 

BANDEIRA DE FERROS

articles

A Bandeira de Ferros foi criada pelo Padre José Casimiro da Silva, em 1972 e é o símbolo do nosso município. Tem a forma de um retângulo com sete listas: verde e amarelo, tendo ao centro um triângulo branco com o lema: amor, paz e progresso - lema riquíssimo que deve se transformar em realidade de todos os ferrenses. O verde e o amarelo despertam a idéia do Brasil. O triângulo branco área de paz, onde devemos trabalhar com amor para conseguirmos o progresso. Significa também a produção de leite (pecuária) 

Amor: elo que deve unir os ferrenses.
Paz: fruto de amor.
Progresso: existindo amor e paz, virá o progresso. 

 

 HINO A FERROS

Entre as serras de um vale verdejante,
Minha terra é um senho de amor.
Na cancção em que o rio marulhante

è a harpa e o vento, o cantor. (bis)

Refrão: Oh! Ferros, minha terra!
Meu vale amado, meu torrão
Quando eu morrer, ao pé da serra,
Quero deixar meu coração. (bis)

As montanhas são preces de granito,
Que a Deus agradecem com fevor
A beleza em que o mar é o infinito
A riqueza onde a terra é o explendor. (bis)

Letra: José Virgílio Gonçalves
Música: João Lagares


 

BRASÃO DE FERROS

articles

 O Brasão foi criado no ano de 1989 pela professora Maria Inês Dias dos Santos. Abaixo transcrevemos sua descrição.
1-Escudo português - a origem portuguesa.
2-Triângulo dos Inconfidentes - Estado de Minas Gerais a que pertence Ferros, o mesmo triângulo que se encontra na bandeira do município de Ferros.
3-Legenda em caracteres negros, AMOR, PAZ, PROGRESSO.
4-Sol cujo núcleo representa Ferros, a Sede do município. Os seis raios emitidos representam os Seis Distritos restantes: Borba Gato, santa Rita do Rio de Peixe, Santo Antônio da Fortaleza, Sete Cachoeiras, Esmeraldas de Ferros e Cubas.
Situação: No triângulo superior inscrito no que representa o Município.
5-Triângulo inferior inscrito representa a Terra, cortada pela faixa branca que representa o Rio Santo Antônio, em cuja margem esquerda desenha-se uma roça consorciada, milho - feijão e na margem direita, um cacho de bananas - triângulo da agricultura, principal atividade do Município.
6-Triângulo lateral esquerdo, inscrito no triângulo da Bandeira de Ferros, representa a pecuária de corte, uma das principais atividades do Município.
7-Legenda em caracteres negros em que consta o nome de Ferros e a data de criação do Município.
8-Cores - verde, amarelo, branco, preto - as cores encontradas na Bandeira do Município.

 

DADOS GEOGRÁFICOS

Ferros esta situada à aproximadamente 180 Km da capital Belo Horizonte, no sentido centro-oeste (saída para Vitória), seguindo pelo percurso: BR 381, MG 434-129, BR120 - AMG.

Latitude: 19:13:58 / Longitude: 43:01:20 / Altitude: 1260m

Extensão Territorial: 1.090 Km2

População: 10.837 (Censo/2010)

 

DISTRITOS

O município de Ferros é composto por 06 (seis) distritos:

* Borba Gato;

* Cubas ;

* Esmeraldas;

* Santa Rita;

* Santo Antonio;

* Sete Cachoeiras;

Distancia da sede do município de Ferros aos distritos:

* Ferros a Borba Gato: 33 Km - Estrada não pavimentada

* Ferros a Cubas: 52 Km - Estrada não pavimentada

* Ferros a Esmeraldas: 32 Km - Estrada não pavimentada

* Ferros a Santa Rita: 39 Km - Trecho não pavimentado

* Ferros a Santo Antonio: 35 Km - Estrada não pavimentada

* Ferros a Sete Cachoeiras: 35 Km - Estrada não pavimentada

 



Câmara Municipal de Ferros- Praça Monsenhor Alípio, 95 - Centro - Ferros - MG - CEP: 35800-000 - Horário de funcionamento: 08:00 às 18:00h